Partilha 10. AE Vale do Tamel, Barcelos / APACI: A videoconferência como estratégia pedagógica para alunos com dificuldade intelectual
Na APACI (Associação de Pais e Amigos Centrada na
Inclusão), a utilização da videoconferência tem sido utilizada não apenas como
um meio de comunicação, mas como uma metodologia pedagógica. Ao aprenderem a
manusear dispositivos tecnológicos e a interagir em plataformas de
videoconferência, os alunos desenvolvem competências práticas que lhes são úteis.
Este processo é o resultado de uma tese de mestrado e envolve um conjunto de
sessões estruturadas que proporciona oportunidades de aprendizagem práticas e
interativas, onde são trabalhados diversos conteúdos.
Durante as sessões, os alunos aprendem a utilizar
os equipamentos com orientação pedagógica, no início realizam tarefas simples,
como iniciar uma videoconferência ou ajustar o som e a câmara, para,
progressivamente, gerir as suas próprias interações digitais. Imagens e
símbolos são estrategicamente integrados nas sessões para facilitar a
compreensão e o envolvimento dos alunos, particularmente dos que não sabem ler
nem escrever. Através de exemplos práticos e simulações, os alunos treinam diversas
competências sociais, em diferentes contextos, que são avaliados pelos colegas
e pelo professor, de modo a proporcionar feedback imediato e ajustado a cada
progresso, permitindo que à medida que decorrem as sessões possam corrigir
aspetos que vão indicando uns aos outros. A interação constante ajuda a
construir um ambiente seguro e de apoio, onde os alunos se sentem motivados a
aprender e a participar.
Neste contexto, a videoconferência revela-se como
uma estratégia pedagógica inclusiva, mostrando que, com os recursos adequados e
um apoio pedagógico contínuo, é possível promover a inclusão digital e social.
Esta abordagem contribui ainda para o desenvolvimento da autonomia e da
autoconfiança dos alunos, incentivando a um maior envolvimento nas atividades
sociais e educativas.
Além de desenvolverem competências tecnológicas e
comunicativas, os alunos também adquirem competências transversais, como a
resolução de problemas, a colaboração e a tomada de decisões. Estes progressos
têm um impacto direto na sua vida quotidiana, proporcionando-lhes mais
oportunidades de integração e autonomia.
Para mais informações contactar: cee@apaci.pt
Fátima Silva – Professora do Agrupamento de Escolas Vale do
Tamel, em mobilidade na Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão.
Apresentação da professora Fátima Silva no Seminário Crescer na Era do Digital:
Este trabalho tem especial interesse para os colegas da Educação Especial (grupos 910, 920 e 930), pois a professora partilha algumas das atividades que desenvolve e fornece um conjunto de "dicas" para a capacitação digital de crianças e jovens com dificuldade intelectual.
Consulte aqui os recursos disponibilizados pela professora Fátima Silva
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