No dia 26 de fevereiro de 2025 realizou-se a 3.ª edição do encontro de equipas de desenvolvimento digital da Rede Minho de Embaixadores Digitais. O Encontro EDD|2025: Integração Curricular dos LED realizou-se no espaço Famalicão In Hub - Inovação e Tecnologia. 

Link para o cartaz do evento: https://bit.ly/41wufmS
Link para o programa: https://bit.ly/4kwjtGe

O Encontro

O encontro contou com 151 participantes, com partilhas de 22 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena), o Sr. Vereador do Pelouro da Educação e Ciência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Equipa de Recursos e Tecnologia Educativa da Direção-Geral da Educação (ERTE|DGE), o Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CC TIC IE-UM), Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), Direções de AE/Ena, docentes e alunos.

Participaram no encontro docentes de 64 AE/Ena das 96 unidades orgânicas associadas dos 11 CFAE envolvidos no evento e foram partilhadas experiências pedagógicas com integração das tecnologias digitais, nomeadamente com a integração dos Laboratórios de Educação Digital. Os colegas puderam trocar experiências entre si através de workshops e pósteres, bem como nos momentos de convívio. Os alunos também tiveram um lugar de destaque, partilhando com os participantes as suas experiências.


Link para um resumo do evento

https://read.bookcreator.com/X4waf5q3FJOQJ9Cg8u8dSwQB7Cq2/aoxSvjBCTGGWfB2OBSNlDA

Link para os pósteres apresentados no evento pelos AE/Ena

https://read.bookcreator.com/t1RdDP93Kd_PdAFGm9nFlhKaID3PjfcudCpp9Q_gXTM/bfmOFz4kRaWbPDnotQLPfg


Os workshops

Os workshops ocorreram em 6 salas: das salas 1 a 5 foram realizadas 3 partilhas de três AE/Ena; na sala 6 foram realizadas apresentações de projetos na voz dos alunos que os dinzamizaram.


Sala 1 - Multimédia

AE de Caldas de Vizela


O professor Tiago Manuel Jesus apresentou a atividade “Criação de banda desenhada”, desenvolvida na disciplina de Comunicação Visual do Curso Profissional Técnico. Nesta partilha, o docente exemplificou o modo de criação de uma banda desenhada, desde a criação da narrativa, fotografia e edição das imagens. Salientou a importância e o papel do professor na orientação e motivação dos alunos. No final da apresentação, fez uma demonstração de alguns equipamentos LED multimédia, nomeadamente a câmara de vídeo e o kit de iluminação.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores

AE Gonçalo Nunes, Barcelos

As docentes Isabel Rosas e Carla Duarte apresentaram a atividade “Ai Camões! E Clube de Robótica“, para a comemoração dos 500 anos de Camões, uma partilha de um Domínio de Articulação Curricular, envolvendo desta forma várias disciplinas. Nesta apresentação foi referido que os alunos socorrem-se de fontes fidedignas e fazem pesquisas com a finalidade de elaborar um guião para uma entrevista a “Camões” e “Vasco da Gama” , para além de produzirem uma canção com coreografia baseada na pesquisa. A atividade utiliza equipamentos LED multimédia na gravação de áudio e vídeo.
A professora Carla Duarte apresentou o clube de Robótica e a sua experiência de aplicação com os alunos, nomeadamente o programa micro:bit. No final efetuou uma pequena demonstração utilizando um robô previamente programado.

Para saber mais sobre esta partilha: Outros Recursos dos Workshops

AE de Vale D' Este, Barcelos


Os docentes Ângela Ramos e José  Matias apresentaram a atividade “Educar para a Cidadania Digital”, envolvendo as disciplinas de TIC, Cidadania e Desenvolvimento, Projeto e Produção Multimédia. 

Os participantes puderam verificar a forma como os discentes são desafiados a produzirem vídeos educativos com diversas temáticas, utilizando diversos equipamentos LED Multimédia. Posteriormente estes vídeos são partilhados com a comunidade educativa sendo possível a articulação com outros projetos, como a TV/rádio da escola.

As partilhas efetuadas pelos docentes promoveram a familiarização com equipamentos LED multimédia e a utilização de metodologias inovadoras, favorecendo as aprendizagens, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas às necessidades dos alunos.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores


 Sala 2 - Multimédia e Robótica

AE de Prado

Os docentes Jorge Levi Gomes e Lúcia Pinheiro e alunos do 5.º e do 8.º ano de escolaridade  partilharam a atividade "Conhecer, Explorar e Programar um Robô mBot2", desenvolvida na disciplina de TIC e no Clube de Programação e Robótica. Os alunos utilizaram o robô mBot2 para desenvolver algoritmos e programas na plataforma mBloc, abordando a temática da prevenção rodoviária. As atividades propostas simulam situações reais, como: deteção de obstáculos: um condutor/carro para automaticamente ao identificar um pedestre atravessando a estrada; simulação de sensor de estacionamento: os LEDs do robô mudam de cor conforme a distância de um obstáculo; simulação de uma ambulância: representação de sinais luminosos e sonoros característicos.

A presença dos três alunos na apresentação foi essencial, evidenciando interesse, motivação e trabalho colaborativo. Além disso, foi apresentado um jogo educativo, no qual os participantes realizam uma viagem pelo mundo e pelos países lusófonos, identificando possíveis cidades e respondendo a perguntas sobre os países e continentes. Esse projeto integra conteúdos de diversas disciplinas, como Português, Geografia e TIC. A atividade será divulgada pelos alunos mentores do projeto aos alunos do 3.º e 4.º anos do agrupamento.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores

AE de Freixo, Ponte de Lima


Os docentes António Paiva e João Cunha partilharam com os presentes o projeto Jornal Digital "Comunica". O Agrupamento de Escolas do Freixo tem sido um exemplo de inovação na área da multimédia através do projeto “Oficinas de Jornalismo”. Esta iniciativa convida a comunidade educativa a explorar o jornalismo digital e tem recebido grande adesão e reconhecimento a nível nacional.

Criado em outubro de 2019 pelo Clube de Comunicação do AEFreixo, o “Comunica” rapidamente se destacou, conquistando no ano seguinte o 1.º lugar no Concurso Público na Escola, promovido pelo Jornal Público. O jornal é atualizado diariamente com a colaboração de alunos do pré-escolar ao 9.º ano, abrangendo temas diversos como cultura, entrevistas, meteorologia, minisséries e cadernos temáticos. Os conteúdos são amplamente divulgados nas redes sociais, ampliando o seu impacto.

A proposta do jornal sempre foi proporcionar um espaço para que os alunos possam expressar-se livremente, seja com reportagens sobre a escola ou temas do seu interesse pessoal. Secções como críticas de cinema, literatura, música e desporto tornaram-se algumas das mais populares entre os jovens.

Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas do Freixo reafirma a importância da comunicação e da integração digital no ambiente escolar, promovendo a criatividade e o espírito crítico dos alunos.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores

ES Henrique Medina, Esposende


As professoras Luísa Nogueira e Isabel Eiras partilharam a sua experiência de integração pedagógica dos LED em contexto da Robótica (Lego), com alunos do 7.º ano, na disciplina de oferta complementar – Ciências da Computação.

O projeto desenvolveu-se através de sete atividades práticas e interativas: montagem do “Dançarino de Breakdance”; exploração de diferentes formas de movimento; criação de uma coreografia de breakdance; programação do boneco; teste dos programas desenvolvidos pelos colegas.

Este momento de partilha despertou o entusiasmo dos presentes, incentivando-os a aplicar a metodologia com os seus alunos.
Na opinião das oradores, a utilização de LED no processo de ensino-aprendizagem revelou-se uma mais-valia significativa. A componente visual e interativa facilita a compreensão de conceitos fundamentais da programação e da robótica, tornando a aprendizagem mais dinâmica, motivadora e acessível para os alunos.
Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores


Sala 3 - Impressão 3D. Lego. Multimédia

AE João de Meira, Guimarães


Os professores Luís Barata e Manuel Miranda promoveram uma sessão dedicada à Impressão 3D. Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o processo de criação de imagens tridimensionais e observar a sua materialização através da impressão 3D.

Foram apresentados cenários de aprendizagem que incluem projetos de modelação digital, permitindo, tanto aos alunos como aos professores, compreender as potencialidades pedagógicas desta tecnologia.

Para saber mais sobre esta partilha: Outros Recursos dos Workshops

AE Sá de Miranda, Braga


Os docentes Maria Deolinda Oliveira e Nuno Fernandes promoveram uma sessão dedicada à exploração da Impressão 3D e à Modelação Digital, com uma demonstração prática focada na resolução de problemas comuns no uso de impressoras 3D. Durante o workshop, foram abordados diversos aspetos técnicos essenciais para o bom funcionamento da impressão 3D, incluindo o nivelamento da base da impressora e o ajuste da temperatura, aspetos fundamentais para garantir a adesão do material à mesa de impressão. Também foram discutidos problemas relacionados com o filamento não extrudido, levando à verificação de possíveis obstruções no bico da impressora ou à falta de alimentação de material, assim como a configuração dos parâmetros de fatiamento (slicing), como o preenchimento, os suportes e o reforço da base, que são cruciais para uma impressão bem-sucedida.

Foram explorados vários softwares de modelação 3D, com destaque para o Tinkercad. Foram abordados outros softwares o SketchUp Free, o MatterControl que combina modelação e fatiamento, o Fusion 360 indicado para engenharia e design técnico, o Blender amplamente utilizado para modelação artística, mas também adequado à impressão 3D, e o SelfCAD, uma ferramenta paga, mas com teste gratuito, desenvolvida especificamente para impressão 3D .

Durante a sessão foi debatida a aplicabilidade da impressão 3D nos diferentes ciclos de ensino.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores   

AE D. Maria II, Braga


Os docentes Júlio Bigas e Fernanda Neri apresentaram um protótipo funcional de uma turbina eólica em pequena escala, desenvolvido com materiais dos LED. Este projeto está pensado para promover a compreensãoco de conceitos fundamentais de física, engenharia e sustentabilidade e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas Aprendizagens Essenciais de Física e Química.

Foram também exploradas as potencialidades das calculadoras gráficas e da programação de dispositivos, ao nível das competências matemáticas, computacionais e tecnológicas. A incorporação de robôs, sensores e micro:bit ocorre com o objetivo de motivar os alunos na criação de projetos interdisciplinares e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no PASEO.

Com a utilização de software especializado e de impressoras 3D, os docentes pretendem promover a projeção de soluções inovadoras, desenvolver competências para a resolução de problemas e mobilizar o pensamento computacional.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores   


Sala 4 - Robótica. Multimédia. STEM

AE de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim



O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar apresentou o projeto Myosótis, desenvolvido pelos alunos do Clube de Robótica e pela professora Fátima Morais. Este projeto propõe uma solução tecnológica para detetar crianças ou animais esquecidos em veículos, prevenindo acidentes. A explicação do funcionamento do protótipo despertou o interesse da audiência, que reconheceu o conhecimento técnico demonstrado pelos alunos.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores



AE Dr. Francisco Sanches, Braga


A professora Cândida Almeida e os alunos do 5.º ano partilharam um projeto centrado no uso de sensores Microbit para monitorizar a humidade do solo, promovendo uma irrigação mais eficiente das plantas. Durante a demonstração surgiram alguns problemas técnicos que obrigaram os alunos a realizar debugging em tempo real. Apesar dos contratempos, a experiência mostrou-se útil para os alunos, permitindo-lhes aplicar competências de programação e resolução de problemas.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores  

AE de Trigal de Santa Maria, Braga


O professor Jorge Reis desafiou os alunos do 6.º ano a embarcarem numa jornada de sobrevivência no espaço, explorando soluções para garantir a continuidade da humanidade diante da ameaça do cometa A-66-B.

Neste projeto o docente destacou:
  • O uso dos Laboratórios de Educação Digital no processo de ensino;
  • A aplicação prática de impressão 3D, mBots e LEGO Spike para exploração espacial;
  • O desenvolvimento de competências STEAM, trabalho em equipa e resolução de problemas .

O autor destacou o impacto da tecnologia na aprendizagem ativa, sendo que a missão despertou a curiosidade científica dos alunos e reforçou a importância da criatividade e do pensamento crítico no ensino.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores


Sala 5 - Robótica. Multimédia. STEM

AE de Feijó, Ponte de Lima



Os professores Sandra Fernandes, Hugo Barreiro, Alberto Sousa, Rui Batista e Francisco Vitoriano “trouxeram a palco” o projeto “Robot Foral 900.Led”, desenvolvido no âmbito do tema dos projetos interdisciplinares “Comemoração da entrega do Foral D. Teresa a Ponte de Lima”, também com o intuito de motivar os docentes para a utilização dos equipamentos do LED.


A partir da ideia de encenar a entrega do Foral a Ponte de Lima por D. Teresa, com recurso a robôs e equipamentos da área multimédia do LED, e articulando o digital e o analógico, os docentes mostraram como mobilizaram aprendizagens no âmbito de diferentes disciplinas e clubes, de forma integradora, envolvendo ainda as valências do Centro de Apoio à Aprendizagem e o pessoal não docente.

Durante o workshop, os participantes puderam observar a encenação com os robots Mbots, caracterizados com fantoches, perceber como foi integrada a impressão 3D em Educação Visual e o Microscópio Digital em Ciências Naturais, para estudo das matérias-primas (observar pele e caules de plantas, utilizados como suporte de manuscritos no passado), e colocar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido. As etapas do projeto foram compiladas num vídeo apresentado ao público, elaborado no âmbito do clube multimédia.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores

AE de Monção


O professor Jorge Gonçalves partilhou a sua experiência relativa à apresentação de equipamentos de robótica aos alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Monção, com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela tecnologia e pela programação, promovendo uma aprendizagem dinâmica e envolvente. Durante a atividade, os alunos tiveram oportunidade de explorar diversos dispositivos inovadores, como drones, Micro:bit, robôs mBot, impressoras 3D e kits LEGO Spike, em contextos práticos e lúdicos. 

Durante o workshop o professor de TIC salientou a importância da robótica enquanto ferramenta pedagógica das metodologias ativas, em que os alunos assumem um papel central no seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos aprendem fazendo, testando hipóteses, corrigindo erros, estimulando o raciocínio lógico e a autonomia na construção do conhecimento, abrindo espaço para o desenvolvimento de outras competências como o pensamento computacional, a criatividade e a colaboração.



AE de Arga e Lima, Viana do Castelo



O professor Albino Agra partilhou a sua experiência no que se refere a uma atividade de programação desenvolvida na escola. Assim, um docente de TIC, em articulação com um docente do curso profissional de Automação, planificaram 1 aula (90 min.), de forma a criar oportunidade para que os alunos de uma turma do 6.º ano realizassem um conjunto de exercícios, onde programaram e exploraram os diferentes sensores existentes no microbit. 

Na sequência desta partilha, discutiram-se na sala algumas possíveis formas de integrar o uso de sensores nas abordagens curriculares e esclareceram-se algumas dúvidas colocadas quanto à utilização das placas microbits e arduino na programação.

Para saber mais sobre esta partilha: Apresentação usada pelos oradores


Sala 6 - Partilha de projetos LED na voz dos alunos


Nesta sala, os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão tiveram a oportunidade de partilhar projetos inovadores que desenvolveram utilizando equipamentos LED e tecnologias emergentes, como o Arduino, micro:Bit, Robótica (LEGO SPYKE, mBot, entre outros), Impressão 3D, Kits STEM da Texas Instruments e Microscópios educativos com câmara e tablet integrado.

Os alunos tiveram oportunidade de mostrar, de viva-voz, exemplos concretos da utilização destas ferramentas no desenvolvimento de projetos educativos em que estiveram envolvidos. Nesta sala, os alunos apresentaram soluções criativas para resolver problemas concretos.

A partilha de experiências e conhecimentos entre os participantes permitiu o reforço da capacidade de comunicação dos alunos e fortaleceu o espírito de colaboração entre todos os presentes.

Nesta sala também houve lugar à partilha da E-SU Bike, uma bicicleta inovadora que transforma energia cinética em eletricidade, desenvolvida pelos AE D. Maria II de Braga e AE Trigal de Santa Maria. 

AE Camilo Castelo Branco

Os alunos do AE CCB, acompanhados pela professora Teresa Martins,  partilharam a sua experiência no âmbito da sua participação no projeto "F1 in Schools - STEM Race". 

Trata-se de um projeto internacional multidisciplinar e de empreendedorismo jovem, onde a inovação e a engenharia estão de mãos dadas. Os alunos trabalharam na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, utilizando novas tecnologias, em particular o desenho e impressão 3D. 

Neste projeto são desenvolvidas aprendizagens de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.


Os alunos do mesmo AE, acompanhados pelo professor António Sérgio Martins, partilharam uma outra atividade relacionada com a elaboração de podcasts, enquanto ferramenta educativa, em resultado do seu envolvimento no projeto EcoPodcasts – Podcast sobre sustentabilidade produzidos por alunos. 

Com recurso a diversos equipamentos e tecnologias, produziram podcasts originais ou que resultaram da sua intervenção em fóruns de discussão. Neste projeto estiveram envolvidas diferentes disciplinas, incluindo a componente de Cidadania e Desenvolvimento, tendo sido trabalhados Domínios de Autonomia Curricular e a interação com a comunidade local.

A partilha de projetos dinamizados pelos alunos deste agrupamento envolveu, ainda, uma demonstração, in loco, da programação de robôs para seguir em linha e competir numa pista construída pelos próprios.

O professor José Miguel Maia acompanhou os alunos nesta demonstração do tipo de atividades que têm vindo a ser dinamziadas nos espaços LED do AECCB. 

  AE D. Maria II - Vila Nova de Famalicão

Os alunos do Clube Ciência Viva do AE D. Maria II de Vila Nova de Famalicão (Ciência no Pátio da Nossa Escola), acompanhados pela professora Elisa Saraiva, partilharam o modo como têm vindo a usar as potencialidades do micro:Bit para medir grandezas físicas como temperatura, luminusidade, nível sononoro, humidade, distância ou velocidade.

Em particular, apresentaram duas atividades que dinamizaram no Clube Ciência Viva na Escola, nas quais usaram o micro:Bit para captar dados relativos à variação da temperatura observada durante a decomposição da matéria orgânica no interior de um compostor, para, assim, concluir que é possível tirar partido desta para aquecer água.  Os dados podem ser captados em intervalos de tempo definidos e ficam armazenados na memória do micro:Bit, podendo, posteriormente, ser trabalhados para concluir sobre a variação de temperatura no interior do compostor. 

 AE D. Sancho I 
 


Os alunos do AE D. Sancho I, acompanhados pelos professores Maria José Sá, António Pinho, Luís Cerejeira e Marlene Veloso, partilharam alguns exemplos de projetos dinamizados com recurso a equipamentos LED, como é o caso do microscópio com câmara digital integrada e tablet, usado para monitorizar o charco pedagógico, no âmbito do Clube Ciência Viva.

Para saber mais...

Mostraram, também, alguns exemplos do trabalho desenvolvido em sala de aula, no âmbito dos Cursos Profissionais, onde integram a impressão 3D, a Robótica e a Programação para desenvolver conhecimentos e competências. Um bom exemplo desse trabalho foi o protótipo da "casa inteligente" onde aplicaram os princípios da domótica recorrendo ao Arduíno.


AE de Gondifeos  

Os alunos do AE de Gondifelos, acompanhados pelos professores Carlos Bom e Rosa Gomes partilharam as atividades dinamizadas no âmbito do Clube de Informação e Comunicação.

Explorando as potencialidades dos equipamentos multimédia do LED dinamizam a Rádio, TV e Jornal Digital do seu agrupamento (R+, TV+ e Asas do Saber) para dar a conhecer à comunidade o que de melhor vão fazendo, como é o caso dos vários filmes alusivos ao bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, realizados em articulação com a Biblioteca Escolar. 


AE de Ribeirão 

Os alunos do AE de Ribeirão, acompanhados pela professora Conceição Oliveira demonstraram as suas competências de desenho e modelação 3D, tendo impresso várias peças a pedido dos visitantes. Tratou-se de um importante momento, pois contribuiu para desmistificar a complexidade da utilização das impressoras 3D.  

Os alunos usaram o Tinkercad para projetar porta-chaves e outros objetos de uso quotidiano. Posteriormente converteram os trabalhos para G-code e realizaram a impressão em 3D desses mesmos objetos. 


AE Pe Benjamim Salgado 

O projeto que os alunos deste agrupamento apresentaram, acompanhados pela professora Isabel Almeida, tem como objetivo medir parâmetros ambientais em voo, com recurso ao Arduino. 

Construíram um modelo de um avião e os vários sensores que vão ser usados (UV, ozono, entre outros) recorrendo a alguns equipamentos LED da área da programação e robótica.

Os alunos deste agrupamento fizeram, ainda, uma demonstração das potencialidades das calculadoras na programação de robôs para executarem tarefas como, por exemplo, desenhar figuras geométricas. 
AE Terras do Ave

Os alunos deste agrupamento, acompanhados pelo professor Ramalhoto, apresentaram um projeto de inclusão através da programação e robótica com LEGO SPIKE, um dos equipamentos LED.

Os alunos demonstraram, in loco, o modo como montam e programam os seus robôs com recurso à linguagem por blocos.

 Projeto E-SU Bike AE D. Maria II de Braga e AE Trigal Santa Maria

O projeto E-SU Bike ofereceu uma experiência interativa para todos os participantes no encontro, sensibilizando-os sobre a importância da eficiência energética e o verdadeiro custo da produção de eletricidade. Mais do que um simples protótipo, a iniciativa visa combater a falta de literacia energética e promover hábitos mais sustentáveis.

O Kit E-SU Bike teve início na Escola D. Maria II, em Braga, e já percorreu vários eventos, estabelecendo parcerias com entidades locais e instituições de ensino, como o AE de Trigal de Santa Maria. A colaboração e a inovação são a chave para um futuro mais sustentável!  Autores: Júlio Bigas, Fernanda Néri e Jorge Reis.


Balanço e encerramento do Encontro


O Encontro EDD|2025, à semelhança das edições anteriores, terminou com o balanço do professor Luís Valente do CC TIC do IE - Universidade do Minho. Este ano contou ainda com a intervenção da Dra. Ana Paula Alves da ERTE | DGE, que em muito tem apoiado a Rede Minho de Embaixadores Digitais em questões relacionadas com os Laboratórios de Educação Digital.

O professor Luís Valente destacou: a importância das partilhas realizadas no apoio às escolas para a criação de dinâmicas de utilização pedagógica das tecnologias digitais, sendo que, neste encontro, foi dado destaque aos LED; o envolvimento de escolas dos vários Centros de Formação envolvidos no evento, diversificando tanto contextos como dinâmicas de escola de rentabilização do potencial pedagógico dos laboratórios; o envolvimento dos alunos, dando a oportunidade aos participantes de perceberem o papel ativo dos mesmos como cocriadores das atividades e, por outro lado, ouvir os seus testemunhos na primeira pessoa; a estratégia e a oportunidade do evento.

Durante o encontro, o professor Luís Valente captou diferentes momentos e intervenções que deram origem a um pequeno vídeo, dando, assim, a possibilidade aos colegas que não puderam estar presentes, de terem uma panorâmica das partilhas realizadas nos workshops por docentes e alunos, dos momentos de convívio e dos equipamentos e materiais utilizados.


Mais informações 

Outros recursos partilhados pelos oradores dos workshops AQUI






Comentários

Mensagens populares deste blogue

LED - Dinâmicas na Escola

Conversas em Rede #2 - Metodologia de Trabalho de Projeto