Nesta nova rubrica do Boletim
(In)Formativo da Rede Minho de Embaixadores Digitais, damos destaque a um
conjunto de cenários de aprendizagem ativa, desenvolvidos por docentes
que participaram na Oficina de Formação Laboratórios de Educação Digital (LED): Cenários de Aprendizagem Ativa e a outros elaborados por iniciativa dos docentes, partindo de atividades que implementaram na escola, dentro ou fora da sala de aula, envolvendo tecnologias digitais, podendo ou não envolver os LED.
Obrigado, colegas,
pelas vossas partilhas.
Desta forma temos
TODOS mais fontes de inspiração.
Cada cenário
representa uma proposta pedagógica, que atribui um papel significativo ao aluno e integra
tecnologias digitais de forma significativa no processo de ensino e
aprendizagem.
Para garantir a coerência e
alinhamento com as orientações nacionais, sugeriu-se aos docentes a utilização do modelo de
cenário de aprendizagem da ERTE|DGE, disponível em https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem, seja na sua forma original ou
com adaptações.
Com esta rubrica, pretendemos
construir e disponibilizar um portfólio de cenários de aprendizagem ativa com
tecnologias digitais, que possa servir de inspiração, adaptação e reutilização
por outros docentes. Simultaneamente, queremos apoiar os docentes na planificação de
atividades com o digital, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, ajustadas ao contexto de cada escola, com ou sem a utilização direta dos recursos dos LED.
Convidamo-lo(a) a explorar, experimentar e partilhar!
Se pretende partilhar os seus cenários de aprendizagem ativa, envolvendo tecnologias digitais, fale com o Embaixador Digital (ED) do seu Centro de Formação. O ED partilhará consigo o modelo em formato editável para elaborar o seu cenário e dará o apoio necessário.
Esta é uma rubrica aberta aos docentes.
Qualquer dia é um bom dia para partilhar os seus cenários.
Ficamos à sua espera!
SECÇÃO I
Vivemos numa era marcada pela
aceleração tecnológica, onde a capacidade de aprender, adaptar e inovar é mais
importante do que nunca. A escola tem, por isso, um papel fundamental na
preparação dos alunos para os desafios de um mundo cada vez mais digital,
interconectado e em rápida mudança.
A integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem não é apenas uma questão de modernização — é uma estratégia pedagógica essencial para desenvolver competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade, a colaboração e a literacia digital.
Nesta secção, destacamos práticas e propostas que demonstram como o digital pode ser usado de forma intencional, pedagógica e transformadora, dentro e fora da sala de aula. Não se trata apenas de utilizar equipamentos ou plataformas, mas de repensar metodologias, promover aprendizagens ativas e preparar os alunos para serem cidadãos informados, autónomos e responsáveis num mundo em constante evolução.
Queremos inspirar e apoiar os docentes a explorar o potencial das tecnologias digitais, com ou sem os recursos dos Laboratórios de Educação Digital, e a criar experiências de aprendizagem mais ricas, relevantes e alinhadas com os desafios do século XXI.
Mais informações na página oficial da Capacitação Digital das Escolas:
Capacitação Digital das Escolas
Em Construção
Cenário 1.
Título. Sequência Gímnica - Ginástica Solo
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos, divididos em grupos, são desafiados a desenvolver uma atividade estruturada segundo o modelo híbrido rotação por estações e envolvendo elementos gímnicos e de ligação apreendidos no 5.º ano e os novos elementos gímnicos do 6.º ano.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Vila Verde
Autor(es). Irene Branco
Cenário 2.
Título. Aprendendo frações com a plataforma Hypatiamat
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos vão tirar proveito das potencialidades da plataforma de aprendizagem de matemática - Hypatiamat, para compreender o conceito de fracão, a sua representação e realizar de operações básicas.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
Autor(es). Bruno Afonso Teixeira
Cenário 3.
Título. Deteção de microplásticos em águas para consumo, com recurso a IA
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a desenvolver um método simples, com materiais de baixo custo, que permita detetar e quantificar a presença de microplásticos em águas destinadas a consumo humano. Neste cenário, desenvolvem um método que recorre ao corante “Vermelho do Nilo” para tornar visíveis os microplásticos presentes nas amostras de água analisadas. As águas, após serem tratadas com o corante florescente à luz UV, são filtradas a baixa pressão. Os filtros, onde ficam retidos os microplásticos, são observados ao microscpópio usando iluminação UV. Na ocular do microscópio é acoplado um telemóvel para captura de imagens. Na identificação dos achados microscópicos, são usadas ferramentas de IA como o Chatbot (ASTICA) e Deep Learning Machine Learning (Fiji/ImageJ) para auxiliar o fluxo de trabalho na identificação de achados microscópicos.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas D. Maria II
Autor(es). Elisa Saraiva e Maria Manuel Azevedo
Cenário 4. ESTE ESPAÇO É SEU!
SECÇÃO II
Os Laboratórios de Educação
Digital (LED) representam uma oportunidade única para transformar as práticas
pedagógicas e promover aprendizagens mais significativas, alinhadas com as
Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória.
Nesta secção, partilhamos
cenários de aprendizagem ativa que integram os equipamentos e componentes dos
LED, concebidos para potenciar o envolvimento dos alunos, o desenvolvimento de
competências digitais e a construção de conhecimento de forma colaborativa,
criativa e crítica.
Pretendemos, com esta iniciativa,
apoiar as escolas e os docentes a tirar o máximo proveito dos recursos
disponibilizados, tanto ao nível dos equipamentos físicos como dos materiais e
orientações pedagógicas acessíveis na página oficial dos Laboratórios de Educação Digital:
Laboratórios de Educação Digital
Em Construção
Cenário 1.
Título. Maestro Rato apresenta “A sinfonia dos Animais” (adaptação
cinematográfica da obra literária de Dan
Brown).
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são convidados a
refletir sobre as qualidades de cada personagem animal, as suas ações e
como se relacionam com o seu meio ambiente. A atividade proposta é uma abordagem multidisciplinar que combina literatura, ciências naturais, artes visuais e técnicas cinematográficas.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Esposende
Autor(es). Carlos Quesado, Maria de Fátima
Gomes, Pedro Brito, Paula Sofia Carvalho e Vasco Moura
Cenário 2.
Título. Explorando a Irradiância Solar:
Uma Jornada Interdisciplinar entre Física, Geografia e Biologia
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os
alunos investigam como a irradiância solar varia em diferentes condições,
utilizando um Arduino com um sensor BH1750. São recolhidos dados de irradiância
em diversos locais e horários, analisando a influência da latitude, altitude e
condições climáticas. Além disso, são observados os efeitos da irradiância
solar em plantas de diferentes espécies, explorando como a luz afeta a
fotossíntese e o crescimento vegetal.
AE/Ena. Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim
Autor(es). Jorge Mesquita
Cenário 3.
Título. Mormove
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos investigam diversos
movimentos retilíneos executados por um corpo e estudam graficamente esses
movimentos. A atividade envolve a programação de um Robot da spike prime.
AE/Ena. (1)Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos e (2)Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, Esposende
Autor(es). (1)Isabel Clara Rodrigues Araújo, (2)Isabel
Gomes Correia, Rui Miguel Chaves de Beir e Valentim Gomes Vieira
Cenário 4.
Título. Imagens
Animadas
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são
desafiados a explorar áreas como a fotografia, a edição de vídeo e o
storytelling.
AE/Ena. Escola Secundária de Vila Verde
Autor(es). Sandra Silva
Cenário 5.
Título. “Recreio é
Natureza” na EBS Vila Cova
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos do
ensino secundário apresentam uma
proposta para o concurso ao projeto-piloto do Município de Barcelos intitulado “Recreio é Natureza”, envolvendo a modelação
3D dos espaços, com recurso ao Tinkercad, bem como a produção de um vídeo
promocional com recurso ao kit audiovisual do LED.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos
Autor(es). Alda Lima,
Albino Pereira, João Reis e Paulo Faria
Cenário 6.
Título. Trigonometria em ação: medir alturas inacessíveis com o Quadrante
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos, no âmbito de um trabalho de projeto, aplicam os conhecimentos adquiridos, sobre razões trigonométricas de um ângulo agudo num triângulo retângulo, na determinação de alturas inacessíveis, recorrendo ao Quadrante obtido na impressora 3D.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Barcelos, Barcelos
Autor(es). Paulo Alexandre Ferreira Correia
Cenário 7.
Título. Fontes de Energias renováveis e não renováveis.
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos partem de uma questão problema: “Como podemos mitigar as alterações climáticas, atendendo aos benefícios e desafios decorrentes da adoção de fontes de energias renováveis?”. A atividade consiste na construção de modelos de fontes de energia renovável, como painéis solares, fotovoltaicos e turbinas eólicas, utilizando os KIT STEM disponibilizados no LED.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
Autor(es). Albino Carvalho, Carmo Gonçalves, Emília Silva, Mónica Alves e Sandra Oliveira
Cenário 8.
Título. “O Cavaleiro da Dinamarca” – Uma viagem interdisciplinar
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos em trabalho de grupo colaborativo, terão de concretizar um percurso literário, seguindo as indicações do livro “O Cavaleiro da Dinamarca”. Trata-se de uma atividade interdisciplinar que decorre entre a sala de aula e o LLaboratório de Educação digital.
AE/Ena. Escola Secundária c/ 3 Ciclo Henrique Medina, Esposende
Autor(es). Luísa Ramos, Graça Magalhães, Henrique Silva, Maria de Fátima Fernandes, Ricardo Capitão, Ulisses Mota
Cenário 9.
Título. Segurança rodoviária com Micro:bit
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a construir e implementar um sistema de segurança rodoviária baseado em semáforos e passagens de peões.
AE/Ena. Agrupamento de Esolas de Fragoso, Barcelos
Autor(es). Fabiana Regado, Fernanda Cunha, Fernando Costa, Paulo Garrido e Sílvia Gonçalves
Cenário 10.
Título. Viagem pelo Sistema Solar em 3D: da Ciência à Impressão e à Comunicação
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram o Sistema Solar através de pesquisa, tabelas comparativas, modelos 3D e produção multimédia, culminando numa apresentação interativa com vídeos e um telejornal científico.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos
Autor(es). Anabela Campos, Joaquim Filho, Júlia Correia, Rui Figueiredo e Susana Silva
Cenário 11.
Título. Construir um Jogo Educativo – Schoolpoly
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um jogo com perguntas de acordo com os conteúdos programáticos de pelo menos três disciplinas (Português, Inglês e Matemática). O jogo terá dois robots jogadores. O juiz (micro:Bit) distribui os jogadores de forma aleatória para início do jogo. Os robots avançam no percurso de acordo com a resposta às questões e param de acordo com as cores identificadas pelos sensores.
AE/Ena. Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos
Autor(es). Álvaro Carvalho, José Cerqueira, Luís Martins, Maria João Costa, Nair Marques e Paula Araújo
Cenário 12.
Título. Labirinto das Ciências - Peddy Paper
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos percorrem diferentes estações do Peddy Paper, resolvendo desafios de Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química, utilizando diversos recursos LED e outros para explorar conceitos científicos e matemáticos na prática.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Barcelos
Autor(es). Cidália Sousa, Helena Sendim, Natália Martins e Susana Pinto
Cenário 13.
Título. À procura de um Celeiro
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a programar robôs simulando uma missão espacial, para explorar um "planeta desconhecido". Utilizarão sensores para superar obstáculos e recolher dados, integrando conhecimentos de várias disciplinas.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Barcelos, Barcelos
Autor(es). Carla Abreu, Dulce Miranda, José Teles, Marco Barbosa, Marília Ribeiro e Vasco Marins
Cenário 14.
Título. Tempo, como estás?
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos realizam circuitos com sensores de temperatura e humidade, da plataforma Arduino, para recolher e tratar dados. Aprendem a programar microprocessadores/microcontroladores e implementam sistemas de aquisição
de dados e controlo digital.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Cristina Luisa N. Soares da Costa
Cenário 15.
Título. Etna – o maior vulcão ativo da Europa
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram os aspetos geológicos, históricos, geográficos e literários do vulcão Etna, em Itália, para desenvolver competências interdisciplinares e adquirir uma compreensão holística do tema. O objetivo deste cenário é a utilização do equipamento de artes e multimédia para produzir e publicar uma notícia que retrate uma das erupções mais recentes do vulcão. Os alunos terão de explorar a sua localização geográfica e a história envolvente de toda a região onde se localiza.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Marcolina Martinho
Cenário 16.
Título. Água e vida - Uma análise interdisciplinar de ecossistemas aquáticos
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos realizam uma saída de campo até à
praia. Uma vez chegados ao destino procede-se à recolha de imagens, amostras de água, observação de rochas e registo de variáveis in locus, como temperatura e pH da água. Para tal, utilizarão computador, microscópio ótico, tablet, sensor de deteção de temperatura à prova de água (submergível), câmara fotográfica e câmara de filmar.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Primavera Morais de Araújo Sá
Cenário 17.
Título. Desenhar com Luz para o digital
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são incentivados a desenvolver competências na criação de narrativas visuais através do uso de câmaras fotográficas. Terão oportunidade de explorar a composição, o enquadramento e a edição como ferramentas de expressão artística e comunicação.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Joana Macedo
Cenário 18.
Título. Do Design Digital à Impressão 3D: Materialização de Logótipos
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram o processo de transformação de um logótipo digital para um objeto tridimensional físico. Desenvolverão um logótipo na disciplina de Design Gráfico e, posteriormente, farão a modelação e a impressão do mesmo utilizando uma impressora 3D.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Lara Faria
Cenário 19.
Título. Determinação do Calor de Combustão de um Álcool com recurso à utilização de
Arduíno
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos usam um sistema Arduíno para a determinação experimental do calor de combustão de um álcool. Para tal, configuraram sensores de temperatura à prova de água e LEDs, que indicarão, visualmente, as variações térmicas durante a experiência.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Maria Adélia Morim Figueiredo e Maria da Graça Macieira
Cenário 20.
Título. Do Conceito ao Movimento: Stop Motion Inspirado em obras de Pablo Picasso.
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um projeto de Stop Motion, inspirado nas obras "Guernica" e "Guerra e Paz", de Pablo Picasso. Terão de interpretar a/as obra/as referidas e criar um argumento, elaborar um storyboard, e produzir as personagens e cenários necessários utilizando todo o tipo de materiais à escolha (desenho, modelação em argila, colagem, etc.). Posteriormente, fotografam e montam as diferentes cenas, transformando-as em uma curta-metragem.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Isabel Braga
Cenário 21.
Título. Narrativas Visuais: Explorando o Vídeo na Construção de Histórias
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploraram a captação e edição de vídeos para contar pequenas histórias visuais. Utilizando uma câmara de vídeo, vão aprender sobre enquadramento, movimento de câmara, iluminação e edição. O objetivo é desenvolver a linguagem audiovisual e compreender como os elementos visuais podem ter impacto na comunicação de ideias e emoções.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Carolina Rocha
Cenário 22.
Título. Potencialidades de “Energias verdes”
Descrição. Neste cenário de aprendizagem os alunos fazem uso do kit de energias renováveis para conhecer o funcionamento das formas de aproveitamento de diferentes fontes de energia renováveis.
AE/Ena. Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Maria Adosinda Monteiro Martins
Cenário 23.
Título. Medição e análise de distâncias com Arduino e sensor ultrassom
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos utilizam um Arduino e um sensor ultrassom para medir distâncias. Terão de aprender como funcionam os sensores ultrassom, configurar o hardware e programar o Arduino para realizar medições precisas. O projeto envolve a configuração do hardware, a programação do Arduino e a análise dos dados recolhidos.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Maria da Conceição André Pinheiro
Cenário 24.
Título. Controlo e monitorização da temperatura e da humidade de uma estufa de cultivo
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um sistema de controlo e de monitorização da temperatura, humidade (ambiente e do solo) e do sistema de rega de uma estufa de cultivo. Para o controlo do sistema será utilizada a plataforma Arduíno, um sensor digital de temperatura e de humidade, um sensor de humidade analógico e uma bomba de água para realizar a rega das plantas. Este sistema permitirá otimizar o uso da água, reduzindo desperdícios e garantindo a sustentabilidade do ecossistema criado.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). António Filipe Nunes Gomes
Cenário 25.
Título. Para Além do Visível – A Arte e a Ciência na Exploração do Micromundo
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram a relação entre Biologia e Desenho A, observando imagens microscópicas de células, tecidos e microrganismos para desenvolver composições visuais. A partir da observação científica, os alunos irão realizar esboços e trabalhos plásticos, utilizando diferentes técnicas gráficas e pictóricas, criando uma interpretação artística do invisível.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Lara Faria
Cenário 26.
Título. Laboratório de fotossíntese
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem conhecimentos sobre o processo da fotossíntese e a importância / função dos estomas no processo fotossintético.
AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Autor(es). Marcolina Martinho
Cenário 27.
Título. Uma janela para a Geologia - vulcão em 3D
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos do 7.º ano vão explorar o tema dos vulcões, combinando Ciências Naturais e TIC. Primeiro, vão aprender sobre a estrutura e o funcionamento dos vulcões. Depois, utilizando ferramentas digitais como Paint 3D e o 3D Builder, vão criar um vulcão em 3D.
AE/Ena. Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
Autor(es). Maria Deolinda Gonçalves de Oliveira e Anabela Jesus Silva
Cenário 28.
Título. Uma lâmpada, um pouco de
água … e temos movimento! Vamos construir?
Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos pesquisam
sobre os tipos de energias renováveis, sobre painéis fotovoltaicos e células de
combustível a hidrogénio; montam o Kit STEM Renewable Energies e
a estação de painéis fotovoltaicos; realizam a atividade Eletrólise da
água.
AE/Ena. Escola Secundária de Vila Verde, Vila Verde
Cenário 29. ESTE ESPAÇO É SEU!
Comentários
Enviar um comentário