Cenários de Aprendizagem Ativa

Nesta nova rubrica do Boletim (In)Formativo da Rede Minho de Embaixadores Digitais, damos destaque a um conjunto de cenários de aprendizagem ativa, desenvolvidos por docentes que participaram na Oficina de Formação Laboratórios de Educação Digital (LED): Cenários de Aprendizagem Ativa e a outros elaborados por iniciativa dos docentes, partindo de atividades que implementaram na escola, dentro ou fora da sala de aula, envolvendo tecnologias digitais, podendo ou não envolver os LED.

Obrigado, colegas, pelas vossas partilhas.

Desta forma temos TODOS mais fontes de inspiração.

Cada cenário representa uma proposta pedagógica, que atribui um papel significativo ao aluno e integra tecnologias digitais de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem.

Para garantir a coerência e alinhamento com as orientações nacionais, sugeriu-se aos docentes a utilização do modelo de cenário de aprendizagem da ERTE|DGE, disponível em https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem, seja na sua forma original ou com  adaptações.

Com esta rubrica, pretendemos construir e disponibilizar um portfólio de cenários de aprendizagem ativa com tecnologias digitais, que possa servir de inspiração, adaptação e reutilização por outros docentes. Simultaneamente, queremos apoiar os docentes na planificação de atividades com o digital, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, ajustadas ao contexto de cada escola, com ou sem a utilização direta dos recursos dos LED.

Convidamo-lo(a) a explorar, experimentar e partilhar!

Se pretende partilhar os seus cenários de aprendizagem ativa, envolvendo tecnologias digitais, fale com o Embaixador Digital (ED) do seu Centro de Formação. O ED partilhará consigo o modelo em formato editável para elaborar o seu cenário e dará o apoio necessário.

Esta é uma rubrica aberta aos docentes. 
Qualquer dia é um bom dia para partilhar os seus cenários.
Ficamos à sua espera!

SECÇÃO I

Vivemos numa era marcada pela aceleração tecnológica, onde a capacidade de aprender, adaptar e inovar é mais importante do que nunca. A escola tem, por isso, um papel fundamental na preparação dos alunos para os desafios de um mundo cada vez mais digital, interconectado e em rápida mudança.

integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem não é apenas uma questão de modernização — é uma estratégia pedagógica essencial para desenvolver competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade, a colaboração e a literacia digital.

Nesta secção, destacamos práticas e propostas que demonstram como o digital pode ser usado de forma intencional, pedagógica e transformadora, dentro e fora da sala de aula. Não se trata apenas de utilizar equipamentos ou plataformas, mas de repensar metodologias, promover aprendizagens ativas e preparar os alunos para serem cidadãos informados, autónomos e responsáveis num mundo em constante evolução.

Queremos inspirar e apoiar os docentes a explorar o potencial das tecnologias digitais, com ou sem os recursos dos Laboratórios de Educação Digital, e a criar experiências de aprendizagem mais ricas, relevantes e alinhadas com os desafios do século XXI.

Mais informações na página oficial da Capacitação Digital das Escolas:

Capacitação Digital das Escolas




Em Construção



Cenário 1. 

Título. Sequência Gímnica - Ginástica Solo

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos, divididos em grupos, são desafiados a desenvolver uma atividade estruturada segundo o modelo híbrido rotação por estações e envolvendo elementos gímnicos e de ligação apreendidos no 5.º ano e os novos elementos gímnicos do 6.º ano.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Vila Verde
 
Autor(es). Irene Branco

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/454O9ci

Cenário 2. 

Título. Aprendendo frações com a plataforma Hypatiamat

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos vão tirar proveito das potencialidades  da plataforma de aprendizagem de matemática - Hypatiamat, para compreender o conceito de fracão, a sua representação e realizar de operações básicas.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
 
Autor(es). Bruno Afonso Teixeira

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/3ZZr0o3

Cenário 3. 

Título. Deteção de microplásticos em águas para consumo, com recurso a IA

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a desenvolver um método simples, com materiais de baixo custo, que permita detetar e quantificar a presença de microplásticos em águas destinadas a consumo humano. Neste cenário, desenvolvem um método que recorre ao corante “Vermelho do Nilo” para tornar visíveis os microplásticos presentes nas amostras de água analisadas. As águas, após serem tratadas com o corante florescente à luz UV, são filtradas a baixa pressão. Os filtros, onde ficam retidos os microplásticos, são observados ao microscpópio usando iluminação UV. Na ocular do microscópio é acoplado um telemóvel para captura de imagens. Na identificação dos achados microscópicos, são usadas ferramentas de IA como o Chatbot (ASTICA) e Deep Learning Machine Learning (Fiji/ImageJ) para auxiliar o fluxo de trabalho na identificação de achados microscópicos.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas D. Maria II

Autor(es). Elisa Saraiva e Maria Manuel Azevedo

Cenário de Aprendizagem: https://short-link.me/14hs4


Cenário 4. ESTE ESPAÇO É SEU!


SECÇÃO II

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) representam uma oportunidade única para transformar as práticas pedagógicas e promover aprendizagens mais significativas, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Nesta secção, partilhamos cenários de aprendizagem ativa que integram os equipamentos e componentes dos LED, concebidos para potenciar o envolvimento dos alunos, o desenvolvimento de competências digitais e a construção de conhecimento de forma colaborativa, criativa e crítica.

Pretendemos, com esta iniciativa, apoiar as escolas e os docentes a tirar o máximo proveito dos recursos disponibilizados, tanto ao nível dos equipamentos físicos como dos materiais e orientações pedagógicas acessíveis na página oficial dos Laboratórios de Educação Digital:

 Laboratórios de Educação Digital


Em Construção


Cenário 1. 

Título. Maestro Rato apresenta “A sinfonia dos Animais” (adaptação cinematográfica da obra  literária de Dan Brown).

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são convidados a refletir sobre as qualidades de cada personagem animal,  as suas ações e como se relacionam com o seu meio ambiente. A atividade proposta é uma abordagem multidisciplinar que combina literatura, ciências  naturais, artes visuais e técnicas cinematográficas.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Esposende

Autor(es). Carlos Quesado, Maria de Fátima Gomes, Pedro Brito, Paula Sofia Carvalho e Vasco Moura

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4kAAYV0


Cenário 2. 

Título. Explorando a Irradiância Solar: Uma Jornada Interdisciplinar entre Física, Geografia e Biologia

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos investigam como a irradiância solar varia em diferentes condições, utilizando um Arduino com um sensor BH1750. São recolhidos dados de irradiância em diversos locais e horários, analisando a influência da latitude, altitude e condições climáticas. Além disso, são observados os efeitos da irradiância solar em plantas de diferentes espécies, explorando como a luz afeta a fotossíntese e o crescimento vegetal.

AE/Ena. Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim

Autor(es). Jorge Mesquita

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4dD1WJq


Cenário 3. 

Título. Mormove

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos  investigam diversos movimentos retilíneos executados por um corpo e estudam graficamente esses movimentos. A atividade envolve a programação de um Robot da spike prime.

AE/Ena.  (1)Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos e (2)Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, Esposende

Autor(es). (1)Isabel Clara Rodrigues Araújo, (2)Isabel Gomes Correia, Rui Miguel Chaves de Beir e Valentim Gomes Vieira

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4jj3g59


Cenário 4. 

Título. Imagens Animadas

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a explorar áreas como a fotografia, a edição de vídeo e o storytelling.

AE/Ena. Escola Secundária de Vila Verde

Autor(es). Sandra Silva

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4kCtpwW


Cenário 5. 

Título. “Recreio é Natureza” na EBS Vila Cova

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos do ensino secundário apresentam uma proposta para o concurso ao projeto-piloto do Município de Barcelos intitulado “Recreio é Natureza”, envolvendo a modelação 3D dos espaços, com recurso ao Tinkercad, bem como a produção de um vídeo promocional com recurso ao kit audiovisual do LED.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos

Autor(es). Alda Lima, Albino Pereira, João Reis e Paulo Faria

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4jkefeD


Cenário 6. 

Título. Trigonometria em ação: medir alturas inacessíveis com o Quadrante

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos, no âmbito de um trabalho de projeto, aplicam os conhecimentos adquiridos, sobre razões trigonométricas de um ângulo agudo num triângulo retângulo, na determinação de alturas inacessíveis, recorrendo ao Quadrante obtido na impressora 3D.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Barcelos, Barcelos

Autor(es). Paulo Alexandre Ferreira Correia

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/3FvORVr


Cenário 7. 

Título. Fontes de Energias renováveis e não renováveis.

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos partem de uma questão problema: “Como podemos mitigar as alterações climáticas, atendendo aos benefícios e desafios decorrentes da adoção de fontes de energias renováveis?”. A atividade consiste na construção de modelos de fontes de energia renovável, como painéis solares, fotovoltaicos e turbinas eólicas, utilizando os KIT STEM disponibilizados no LED.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos

Autor(es). Albino Carvalho, Carmo Gonçalves, Emília Silva, Mónica Alves e Sandra Oliveira

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/43UtPsU


Cenário 8. 

Título. “O Cavaleiro da Dinamarca” – Uma viagem interdisciplinar

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos em trabalho de grupo colaborativo, terão de concretizar  um percurso literário, seguindo as indicações do livro “O Cavaleiro da Dinamarca”. Trata-se de uma atividade interdisciplinar que decorre entre a sala de aula e o LLaboratório de Educação digital.

AE/Ena. Escola Secundária c/ 3 Ciclo Henrique Medina, Esposende

Autor(es). Luísa Ramos, Graça Magalhães, Henrique Silva, Maria de Fátima Fernandes, Ricardo Capitão, Ulisses Mota

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/45xUrkG


Cenário 9. 

Título. Segurança rodoviária com Micro:bit

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a construir e implementar um sistema de segurança rodoviária baseado em semáforos e passagens de peões.

AE/Ena. Agrupamento de Esolas de Fragoso, Barcelos

Autor(es). Fabiana Regado, Fernanda Cunha, Fernando Costa, Paulo Garrido e Sílvia Gonçalves

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4mHkwUw


Cenário 10. 

Título. Viagem pelo Sistema Solar em 3D: da Ciência à Impressão e à Comunicação

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram o Sistema Solar através de pesquisa, tabelas comparativas, modelos 3D e produção multimédia, culminando numa apresentação interativa com vídeos e um telejornal científico.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Autor(es). Anabela Campos, Joaquim Filho, Júlia Correia, Rui Figueiredo e Susana Silva

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4jw4Y3l


Cenário 11. 

Título. Construir um Jogo Educativo – Schoolpoly

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um jogo com perguntas de acordo com os conteúdos programáticos de pelo menos três disciplinas (Português, Inglês e Matemática). O jogo terá dois robots jogadores. O juiz (micro:Bit) distribui os jogadores de forma aleatória para início do jogo. Os robots avançam no percurso de acordo com a resposta às questões e param de acordo com as cores identificadas pelos sensores.

AE/Ena. Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos

Autor(es). Álvaro Carvalho, José Cerqueira, Luís Martins, Maria João Costa, Nair Marques e Paula Araújo

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/43Nh1Vm


Cenário 12. 

Título. Labirinto das Ciências - Peddy Paper

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos percorrem diferentes estações do Peddy Paper, resolvendo desafios de Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química, utilizando diversos recursos LED e outros para explorar conceitos científicos e matemáticos na prática.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Barcelos

Autor(es). Cidália Sousa, Helena Sendim, Natália Martins e Susana Pinto

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4jV7T5S


Cenário 13. 

Título. À procura de um Celeiro

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a programar robôs simulando uma missão espacial, para explorar um "planeta desconhecido". Utilizarão sensores para superar obstáculos e recolher dados, integrando conhecimentos de várias disciplinas.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas de Barcelos, Barcelos

Autor(es). Carla Abreu, Dulce Miranda, José Teles, Marco Barbosa, Marília Ribeiro e Vasco Marins

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4earIoz


Cenário 14. 

Título. Tempo, como estás?

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos realizam circuitos com sensores de temperatura e humidade, da plataforma Arduino, para recolher e tratar dados. Aprendem a  programar microprocessadores/microcontroladores e implementam sistemas de aquisição
de dados e controlo digital.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Cristina Luisa N. Soares da Costa 

Cenário de Aprendizagem: http://bit.ly/43wp1IM


Cenário 15. 

Título. Etna – o maior vulcão ativo da Europa

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram os aspetos geológicos, históricos, geográficos e literários do vulcão Etna, em Itália, para desenvolver competências interdisciplinares e adquirir uma compreensão holística do tema. O objetivo deste cenário é a utilização do equipamento de artes e multimédia para produzir e publicar uma notícia que retrate uma das erupções mais recentes do vulcão. Os alunos terão de explorar a sua localização geográfica e a história envolvente de toda a região onde se localiza.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Marcolina Martinho

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/45y6JcP


Cenário 16. 

Título. Água e vida - Uma análise interdisciplinar de ecossistemas aquáticos

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos realizam uma saída de campo até à
praia. Uma vez chegados ao destino procede-se à recolha de imagens, amostras de água, observação de rochas e registo de variáveis in locus, como temperatura e pH da água. Para tal, utilizarão computador, microscópio ótico, tablet, sensor de deteção de temperatura à prova de água (submergível), câmara fotográfica e câmara de filmar.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Primavera Morais de Araújo Sá 

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/3Svzwas


Cenário 17. 

Título. Desenhar com Luz para o digital

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos são incentivados a desenvolver competências na criação de narrativas visuais através do uso de câmaras fotográficas. Terão oportunidade de explorar a composição, o enquadramento e a edição como ferramentas de expressão artística e comunicação. 

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Joana Macedo

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/45HFHzI


Cenário 18. 

Título. Do Design Digital à Impressão 3D: Materialização de Logótipos

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram o processo de transformação de um logótipo digital para um objeto tridimensional físico. Desenvolverão um logótipo na disciplina de Design Gráfico e, posteriormente, farão a modelação e a impressão do mesmo utilizando uma impressora 3D.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Lara Faria

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4kGfhmd


Cenário 19. 

Título. Determinação do Calor de Combustão de um Álcool com recurso à utilização de 
Arduíno

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos usam um sistema Arduíno para a determinação experimental do calor de combustão de um álcool. Para tal, configuraram sensores de temperatura à prova de água e LEDs, que indicarão, visualmente, as variações térmicas durante a experiência.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Maria Adélia Morim Figueiredo e Maria da Graça Macieira 

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/43Uuf2q


Cenário 20. 

Título. Do Conceito ao Movimento: Stop Motion Inspirado em obras de Pablo Picasso.

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um projeto de Stop Motion, inspirado nas obras "Guernica" e "Guerra e Paz", de Pablo Picasso. Terão de interpretar a/as obra/as referidas e criar um argumento, elaborar um storyboard, e produzir as personagens e cenários necessários utilizando todo o tipo de materiais à escolha (desenho, modelação em argila, colagem, etc.). Posteriormente, fotografam e montam as diferentes cenas, transformando-as em uma curta-metragem.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Isabel Braga

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/43I3uNF


Cenário 21. 

Título. Narrativas Visuais: Explorando o Vídeo na Construção de Histórias

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploraram a captação e edição de vídeos para contar pequenas histórias visuais. Utilizando uma câmara de vídeo, vão aprender sobre enquadramento, movimento de câmara, iluminação e edição. O objetivo é desenvolver a linguagem audiovisual e compreender como os elementos visuais podem ter impacto na comunicação de ideias e emoções.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Carolina Rocha

Cenário de Aprendizagem:https://bit.ly/43CdBDp


Cenário 22. 

Título. Potencialidades de “Energias verdes”

Descrição. Neste cenário de aprendizagem os alunos fazem uso do kit de energias renováveis para conhecer o funcionamento das formas de aproveitamento de diferentes fontes de energia renováveis.

AE/Ena. Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Maria Adosinda Monteiro Martins 

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/45y3VfS


Cenário 23. 

Título. Medição e análise de distâncias com Arduino e sensor ultrassom

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos utilizam um Arduino e um sensor ultrassom para medir distâncias. Terão de aprender como funcionam os sensores ultrassom, configurar o hardware e programar o Arduino para realizar medições precisas. O projeto envolve a configuração do hardware, a programação do Arduino e a análise dos dados recolhidos.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Maria da Conceição André Pinheiro

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4kJItJd


Cenário 24. 

Título. Controlo e monitorização da temperatura e da humidade de uma estufa de cultivo

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem um sistema de controlo e de monitorização da temperatura, humidade (ambiente e do solo) e do sistema de rega de uma estufa de cultivo. Para o controlo do sistema será utilizada a plataforma Arduíno, um sensor digital de temperatura e de humidade, um sensor de humidade analógico e uma bomba de água para realizar a rega das plantas. Este sistema permitirá otimizar o uso da água, reduzindo desperdícios e garantindo a sustentabilidade do ecossistema criado.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). António Filipe Nunes Gomes

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/43wrLpy


Cenário 25. 

Título. Para Além do Visível – A Arte e a Ciência na Exploração do Micromundo

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos exploram a relação entre Biologia e Desenho A, observando imagens microscópicas de células, tecidos e microrganismos para desenvolver composições visuais. A partir da observação científica, os alunos irão realizar esboços e trabalhos plásticos, utilizando diferentes técnicas gráficas e pictóricas, criando uma interpretação artística do invisível.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Lara Faria

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/3SvBrfa


Cenário 26. 

Título. Laboratório de fotossíntese

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos desenvolvem conhecimentos sobre o processo da fotossíntese e a importância / função dos estomas no processo fotossintético.

AE/Ena. Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim

Autor(es). Marcolina Martinho

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/3HluHhC


Cenário 27. 

Título. Uma janela para a Geologia - vulcão em 3D

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos do 7.º ano vão explorar o tema dos vulcões, combinando Ciências Naturais e TIC. Primeiro, vão aprender sobre a estrutura e o funcionamento dos vulcões. Depois, utilizando ferramentas digitais como Paint 3D e o 3D Builder, vão criar um vulcão em 3D.

AE/Ena. Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga

Autor(es). Maria Deolinda Gonçalves de Oliveira e Anabela Jesus Silva

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4e0IHtu


Cenário 28. 

Título. Uma lâmpada, um pouco de água … e temos movimento! Vamos construir?

Descrição. Neste cenário de aprendizagem, os alunos pesquisam sobre os tipos de energias renováveis, sobre painéis fotovoltaicos e células de combustível a hidrogénio; montam o Kit STEM Renewable Energies e a estação de painéis fotovoltaicos; realizam a atividade Eletrólise da água.

AE/Ena. Escola Secundária de Vila Verde, Vila Verde

Autor(es). Paulo Sousa

Cenário de Aprendizagem: https://bit.ly/4kZ5tnH


Cenário 29. ESTE ESPAÇO É SEU!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro EDD 2025: Integração Curricular dos LED

LED - Dinâmicas na Escola