Conversas em Rede #2 - Metodologia de Trabalho de Projeto

 



No dia 30 de abril, às 18h00, a Rede Minho de Embaixadores Digitais promoveu a 1.ª sessão da iniciativa “Conversas em Rede #2”, com a intervenção, como oradora, da Dra. Laura Mariaprofessora em mobilidade na Direção-Geral da Educação enquanto coordenadora da Organização Nacional de Apoio do projeto eTwinning. 

A dinamização desta sessão teve como objetivo promover a discussão em torno do papel das metodologias ativas, em particular do trabalho de projeto, no desenvolvimento de aprendizagens significativas e na promoção da diferenciação pedagógica. Acresce a premência de discutir e explorar o papel do trabalho de projeto enquanto metodologia ativa com potencial necessário para transformar práticas pedagógicas, colocando o aluno no centro da ação educativa.

Além da pertinência e atualidade da temática, constata-se a necessidade de os docentes aprofundarem conhecimentos no âmbito desta metodologia de ensino e aprendizagem no sentido de proporem aos seus alunos a realização mais sistemática e complexa de trabalhos de projeto, tendo em conta a sua referência e sugestão no quadro de documentos curriculares orientadores, como é o caso das Aprendizagens Essenciais da Matemática. 

Conhecer melhor a oradora ...

A professora Laura Maria é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas com a variante de Estudos Ingleses e Alemães; é docente do Ensino Secundário e 3.º Ciclo do Ensino Básico, de Inglês e Alemão e desenvolveu projetos de articulação vertical com a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo, tendo implementado e coordenado o Programa Escolas Bilíngues no seu agrupamento.  Tem estado envolvida na redação e coordenação de projetos Erasmus desde 2013, sendo eTwinner e mentora eTwinning, e é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores nas áreas da Didática das Línguas e Gestão de Projetos. De momento, encontra-se em mobilidade na Direção-Geral da Educação a coordenar a Organização Nacional de Apoio do projeto eTwinning.

Numa palavra, os participantes definiram trabalho de projeto como:


Tópicos da intervenção da Dra. Laura Maria

Metodologia de Trabalho de projeto

Passo 1. Questão/Problema


Passo 2. Delinear as atividades do projeto; envolver os alunos

O segundo passo do trabalho de projeto deverá envolver os alunos no delineamento das atividades, pressupondo as seguintes ações:

  •  Partilha
  • Pesquisa
  • Comunicação
  • Colaboração
  • Pensamento criativo
  • Tomada de decisão
  • Descoberta de melhor forma para construir alguma coisa
  • Cedência perante a opinião dos colegas
  • Argumentação e defesa das próprias opiniões
  • Reconsideração de ideias iniciais

 

A metodologia de trabalho de projeto tem implicações ao nível da colaboração e da cooperação.

Cooperar pressupõe a divisão de uma tarefa em pequenas subtarefas que podem ser desenvolvidas individualmente, pelo que a junção das várias tarefas resulta num produto comum.

Colaborar envolve a divisão de uma tarefa em pequenos passos, estando todos os alunos envolvidos em trabalhar colaborativamente em todos esses passos. A prossecução para o passo seguinte depende da concretização do passo anterior.

A metodologia de trabalho de projeto potencia o desenvolvimento de capacidades de pensamento de ordem superior, como competências de análise, avaliação e criação. 


Fotos da sessão

Fotos

Recursos e projetos: eTwinning

O eTwinning é parte integrante do programa Erasmus+, alojado desde o ano passado na ESEP -European School Education Platform, da Comissão Europeia, revelando-se uma plataforma segura, onde professores e alunos de 46 países diferentes podem colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos.

Registe-se utilizador na European School Education Platform através do EU Login e solicite a validação como eTwinner pela Organização Nacional de Apoio do país onde se situa a sua escola.

Através de uma parceria eTwinning, é possível:

  • envolver alunos de diferentes níveis de ensino em grupos de aprendizagem colaborativa;
  • explorar uma ampla gama de disciplinas e temas do currículo;
  • promover a inclusão;
  • aumentar a proficiência linguística em diferentes idiomas;
  • promover o pensamento crítico;
  • potenciar a criatividade;
  • colocar em prática os Domínios de Autonomia Curricular (DAC);
  • aprofundar conhecimentos sobre a diversidade de culturas dos países envolvidos nas parcerias;

muito mais, quando se procura planificar projetos que envolvam os alunos.

O eTwinning pode integrar alunos e professores desde o pré-escolar até ao fim do secundário, tanto de escolas públicas como privadas.


O que nos diz a investigação

EDUSER: revista de educação, Vol 3(2), 2011 Prática pedagógica

Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais 

Sugerimos, pelo menos, a leitura das páginas 6-7; Secção: Fases do Trabalho de Projeto

Revista Humanidades e Inovação v.8, n.50

A METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR.

Sugerimos, pelo menos, a leitura das páginas 10-13; Secção: Considerações Finais



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