Conversas em Rede #2 - Metodologia de Trabalho de Projeto
No dia 30 de abril, às 18h00, a Rede Minho de Embaixadores Digitais promoveu a 1.ª sessão da iniciativa “Conversas em Rede #2”, com a intervenção, como oradora, da Dra. Laura Maria, professora em mobilidade na Direção-Geral da Educação enquanto coordenadora da Organização Nacional de Apoio do projeto eTwinning.
A dinamização desta sessão teve como objetivo promover a discussão em torno do papel das metodologias ativas, em particular do trabalho de projeto, no desenvolvimento de aprendizagens significativas e na promoção da diferenciação pedagógica. Acresce a premência de discutir e explorar o papel do trabalho de projeto enquanto metodologia ativa com potencial necessário para transformar práticas pedagógicas, colocando o aluno no centro da ação educativa.
Além da pertinência e atualidade da temática, constata-se a necessidade de os docentes aprofundarem conhecimentos no âmbito desta metodologia de ensino e aprendizagem no sentido de proporem aos seus alunos a realização mais sistemática e complexa de trabalhos de projeto, tendo em conta a sua referência e sugestão no quadro de documentos curriculares orientadores, como é o caso das Aprendizagens Essenciais da Matemática.
Conhecer melhor a oradora ...
A professora Laura Maria é Licenciada em Línguas e Literaturas
Modernas com a variante de Estudos Ingleses e Alemães; é docente do Ensino
Secundário e 3.º Ciclo do Ensino Básico, de Inglês e Alemão e desenvolveu
projetos de articulação vertical com a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo, tendo
implementado e coordenado o Programa Escolas Bilíngues no seu agrupamento. Tem estado envolvida na redação e coordenação de projetos
Erasmus desde 2013, sendo eTwinner e mentora eTwinning, e é formadora
acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de
Professores nas áreas da Didática das Línguas e Gestão de Projetos. De momento, encontra-se em mobilidade na Direção-Geral da Educação a coordenar a
Organização Nacional de Apoio do projeto eTwinning.
Metodologia de Trabalho de projeto
Passo 1. Questão/Problema
O segundo passo do trabalho de projeto deverá envolver os alunos no delineamento das atividades, pressupondo as seguintes ações:
- Partilha
- Pesquisa
- Comunicação
- Colaboração
- Pensamento criativo
- Tomada de decisão
- Descoberta de melhor forma para construir alguma coisa
- Cedência perante a opinião dos colegas
- Argumentação e defesa das próprias opiniões
- Reconsideração de ideias iniciais
A metodologia de trabalho de projeto tem
implicações ao nível da colaboração e da cooperação.
Cooperar pressupõe a
divisão de uma tarefa em pequenas subtarefas que podem ser desenvolvidas
individualmente, pelo que a junção das várias tarefas resulta num produto
comum.
Colaborar envolve a
divisão de uma tarefa em pequenos passos, estando todos os alunos envolvidos em
trabalhar colaborativamente em todos esses passos. A prossecução para o passo
seguinte depende da concretização do passo anterior.
A metodologia de trabalho de projeto potencia o desenvolvimento de capacidades de pensamento de ordem superior, como competências de análise, avaliação e criação.
Recursos e projetos: eTwinning
O eTwinning é parte integrante do programa Erasmus+, alojado desde o ano passado na ESEP -European School Education Platform, da Comissão Europeia, revelando-se uma plataforma segura, onde professores e alunos de 46 países diferentes podem colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos.
Registe-se utilizador na European School Education Platform através do EU Login e solicite a validação como eTwinner pela Organização Nacional de Apoio do país onde se situa a sua escola.
Através de uma parceria eTwinning, é possível:
- envolver alunos de diferentes níveis de ensino em grupos de aprendizagem colaborativa;
- explorar uma ampla gama de disciplinas e temas do currículo;
- promover a inclusão;
- aumentar a proficiência linguística em diferentes idiomas;
- promover o pensamento crítico;
- potenciar a criatividade;
- colocar em prática os Domínios de Autonomia Curricular (DAC);
- aprofundar conhecimentos sobre a diversidade de culturas dos países envolvidos nas parcerias;
muito mais, quando se procura planificar projetos que envolvam os alunos.
O eTwinning pode integrar alunos e professores desde o pré-escolar até ao fim do secundário, tanto de escolas públicas como privadas.
O que nos diz a investigação
EDUSER: revista de educação, Vol 3(2), 2011 Prática pedagógica
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Sugerimos, pelo menos, a leitura das páginas 6-7; Secção: Fases do Trabalho de Projeto
Revista Humanidades e Inovação v.8, n.50
A METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR.
Sugerimos, pelo menos, a leitura das páginas 10-13; Secção: Considerações Finais



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