Conversas em Rede #2 - Ambientes Flexíveis de Aprendizagem
A dinamização desta sessão teve como objetivo promover a discussão e a reflexão em torno dos ambientes educativos flexíveis de aprendizagem que o recurso às ferramentas digitais pressupõe na escola do século XXI e do papel das metodologias ativas no desenvolvimento de aprendizagens significativas e na promoção da diferenciação pedagógica. De facto, os ambientes flexíveis de aprendizagem são projetados para acomodar uma variedade de estilos e preferências de aprendizagem, melhorando o processo educativo e, em especial, tornando-o mais inclusivo. Estes ambientes reconhecem os diferentes ritmos e processos de aprendizagem e procuram fornecer os recursos necessários para atender a essas diferenças, de forma dinâmica, tirando, também, proveito do potencial das tecnologias digitais.
Ainda que não haja uma solução única para os ambientes de aprendizagem flexíveis, que se devem adequar aos contextos e às necessidades locais, constata-se a relevância da criação de ambientes centrados nos alunos, colaborativos, sociais, individualizados, apoiados na avaliação formativa e tendo em conta o impacto das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem.
Conhecer melhor as oradoras ...
A Dra. Ana Paula Alves é professora de matemática do ensino básico, doutorada em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa e exerce funções na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE, sendo também colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação da Universidade do Minho.
A Dra. Lúcia Pinheiro é professora de Informática e mestre em Matemática Computacional.
Ambas oradoras desenvolvem atividades relacionadas com a formação de professores e apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com recurso às TIC, coproduzindo e moderando diversos cursos online, incluindo os MOOC e integram as equipas “Laboratórios de Educação Digital” (LED) e Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) da ERTE/DGE, centrando o seu trabalho no planeamento e coordenação das estratégias formativas de apoio e acompanhamento às escolas, bem como de capacitação docente.
Numa palavra, os participantes avaliaram a sessão...
A pedagogia, a arquitetura e a
tecnologia são interdependentes, influenciam-se mutuamente e de forma cíclica.
A pedagogia determina a forma e utilização do espaço; a configuração do espaço
irá alterar a pedagogia utilizada; o espaço permitirá ou impedirá a utilização
de determinadas tecnologias; a tecnologia influenciará o aspeto do espaço.
Num espaço flexível de
aprendizagem: há um ambiente flexível que permite diferentes configurações
durante uma aula; o professor tem espaço para circular; os alunos têm espaço
para trabalharem em conjunto; a dinâmica da aula envolve atividades promotoras de
interação.
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