Partilha 3. AE António Rodrigues Sampaio, Esposende. Explorando o Hardware dos Óculos CLASSVR: funcionalidades básicas e experimentação

 


No âmbito da crescente promoção da utilização de equipamentos digitais e do  desenvolvimento de literacias digitais, o AEARS - Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio adquiriu 2 kits de 8 óculos de realidade virtual.

A experiência do agrupamento na utilização do hardware dos óculos ClassVR é uma oportunidade para as escolas associadas do CFAEBE - Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende experimentarem e conhecerem as funcionalidades básicas destes óculos.

«[No estudo de Afonso, G. et al. (2020)] Utilizou-se, pesquisas produzidas, e em desenvolvimento, pelo Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada, do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. A investigação concluiu que a  realidade virtual imersiva auxilia diversas práticas pedagógicas, quando corretamente aplicadas.» (AFONSO, Germano Bruno et al. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista  Intersaberes, v. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1800)

O interesse nesta ação de formação surgiu, inicialmente, da equipa PADDE do AE de Vale do Tamel - Barcelos, tendo o embaixador digital do CFAEBE lançado o desafio ao AEARS, dada a experiência que os colegas têm com os óculos ClassVR. Assim, numa perspetiva de "escola mentora" os colegas do AEARS disponibilizaram-se para organizar uma ação de formação para os docentes das escolas associadas do CFAEBE.

A ação de curta duração (3 horas) decorreu na EB de Forjães - Esposende, no dia 18 de abril de 2024, tendo os colegas Vítor Meira e João Paulo Ramos partilhado a sua experiência com docentes de outros AE/Ena associados do CFAEBE. A ACD foi estruturada da seguinte forma:

  • Abordagem de aspetos relativos à aquisição do equipamento e das licenças do Portal ClassVR e custos anuais da renovação de licença;
  • Vantagens do trabalho pedagógico em ambiente de realidade virtual/realidade aumentada;
  • Visionamento de breves vídeos promocionais da solução escolar ClassVR;
  • Breve alusão à possibilidade de trabalhar com óculos virtuais de cartão, solução mais "rudimentar" que é adotada em outras escolas portuguesas;
  • O essencial da sessão traduziu-se na explicação do funcionamento dos óculos (ligar, volume e restantes botões e funcionalidades) e do Portal ClassVR (que se pode equiparar a uma "central" que nos serve de suporte a todas as tarefas dos docentes, desde a seleção dos conteúdos à gestão destes com os óculos/alunos), com exploração de diferentes tipos de conteúdo;
  • A sessão foi bastante prática, tendo-se conseguido proporcionar a todos os presentes uma efetiva imersão na RV, o que foi excelente.


«A fase da experimentação permitiu antecipar o entusiasmo que seria proporcionado aos alunos na utilização destes equipamentos. A diferença entre ver um vídeo sobre a vida marinha ou mergulhar no fundo do mar e sentir a proximidade dos peixes é significativa.  A curiosidade dos alunos ao ver uma imagem do Coliseu ou ter a possibilidade de explorar livremente o mesmo como se estivesse presente fisicamente, gera uma motivação diferente. A oportunidade que podemos proporcionar a alunos com necessidades específicas experiências inacessíveis até ao momento, dada a sua condição, é libertadora.


O nosso objetivo ao ponderar a aquisição de recursos neste âmbito remete para a rentabilização desta motivação não só em atividades extracurriculares como para a aprendizagem dos conteúdos previstos em diferentes currículos.


Compete-nos dar continuidade à informação que os colegas do AEARS partilharam connosco, procurar como a mesma poderia trazer benefícios para as nossas salas de aulas favorecendo a aprendizagem do currículo e procurar, de entre todas as possibilidades, rentabilizar a que melhor se adapta aos nossos alunos e professores.» (Opinião de um formando)

 

Para mais informação sobre o assunto:

https://aears.pt/aears-na-promocao-de-praticas-pedagogicas-inovadoras/

Link para a apresentação. Cortesia dos formadores: 

https://drive.google.com/file/d/1eeDy7vV2BNsRgbitcKXG2rghvrcA-EZe/view?usp=sharing

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