Partilha 8. AE Sá de Miranda. Utilização de recursos digitais no ensino da matemática



No Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, os alunos do 1.º Ciclo utilizam várias ferramentas e plataformas digitais, incluindo computadores, tablets e softwares educativos. Estas tecnologias são utilizadas para apoiar transversalmente a aprendizagem de todas as disciplinas do currículo, incentivando a exploração, a criatividade e a colaboração entre os alunos, indo ao encontro do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

No ensino da matemática utiliza-se, entre outras, a plataforma Hypatiamat, promovendo, desta forma, o cálculo mental e desenvolvendo competências digitais, essenciais para um futuro que se prevê cada vez mais digital.

Para incentivar os alunos e promover a utilização da plataforma,  o professor Bruno Teixeira, que também desempenha a função de Embaixador Digital do CFAE Sá de Miranda, organizou um campeonato entre os alunos do 4.º ano de todas as escolas do agrupamento, para selecionar os 12 finalistas que irão participar na final concelhia de Braga, marcada para 7 de junho no Fórum Braga.



Consulte os recursos disponíveis: Hypatiamat




No site RECUPERA pode aceder a alguns exemplos de aplicação do Hypatiamat no ensino e aprendizagem da Matemática: Hypatiamat no site do RECUPERA


Cartaz campeonato Hypatiamat 2024 (Fórum Braga)


Verdasca, J; Neves, A.; Fonseca, H.; Fateixa, J.; Procópio, M.; Magro-C, T. (2020). Melhorar Aprendizagens em Matemática pelo Uso Intencional de Recursos Digitais: O Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave. PNPSE-DGE | Ministério da Educação.

Sugerimos a leitura, pelo menos, das conclusões e reflexões (página 46).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CONVERSAS EM REDE #1 - Inteligência Artificial

SEMINÁRIO: CONSTRUIR CAMINHOS DIGITAIS PARA POTENCIAR A APRENDIZAGEM

Celebração do Dia da Internet Mais Segura nas Escolas Associadas dos CFAE da Rede Minho de ED