CONVERSAS EM REDE #1 - Aprendizagem Cooperativa


No dia 15 de abril, às 18h00, a Rede Minho de Embaixadores Digitais promoveu a 2.ª sessão da iniciativa “Conversas em Rede”, desta vez, com a intervenção, como oradora, da professora Sónia Moreira, Professora Ajunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Coordenadora Nacional do Coopera - Projeto de Intervenção e Inovação Pedagógica. 

 

O evento online integra o Plano de Atividades da Rede Minho de Embaixadores Digitais e responde à necessidade de promover a reflexão e capacitar os docentes para o impacto do recurso às tecnologias digitais nas práticas educativas na escola do século XXI, nomeadamente no que diz respeito aos princípios e benefícios da Aprendizagem Cooperativa. 

 

Nesta sessão procurou-se não apenas apresentar os fundamentos da Aprendizagem Cooperativa, através de exemplos de práticas desenvolvidas pelas Comunidades Cooperativas de Desenvolvimento Profissional, mas sobretudo explorar o papel da Aprendizagem Cooperativa enquanto metodologia ativa com potencial para transformar as práticas pedagógicas, colocando o aluno no centro da ação educativa. 

 

A reflexão e discussão em torno de temas atuais no contexto da educação tem feito emergir pedagogias que ajudam os alunos a desenvolver novas competências numa escola verdadeiramente preparada para o futuro, como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração. Acresce a esta necessidade o desenvolvimento das áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, importa considerar como podem as crianças e jovens desenvolver saberes, capacidades e atitudes neste âmbito se não lhe forem proporcionadas oportunidades de interação face-a-face e sequências didáticas em grupo.

 

A educação deve responder aos vários estilos de aprendizagem e preferências individuais, algo que não pode ser unicamente alcançado através da instrução expositiva (Novigado, 2021). Torna-se necessário considerar três estilos principais de aprendizagem, nomeadamente i) aprender através da reflexão; ii) aprender fazendo; iii) aprender através da conversação (ibidem). Tendo em conta esta premissa, a Aprendizagem Cooperativa proporciona ambientes educativos menos formais em que os alunos aprendem uns com os outros e com o professor, atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem e permitindo a articulação entre pedagogia, tecnologia e espaços.

 

A sessão contou com a presença de muitos docentes das escolas associadas aos CFAE desta rede (cerca de 160), tendo suscitado, no mínimo, o interesse e a curiosidade face a esta metodologia inovadora. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

CONVERSAS EM REDE #1 - Inteligência Artificial

SEMINÁRIO: CONSTRUIR CAMINHOS DIGITAIS PARA POTENCIAR A APRENDIZAGEM

Celebração do Dia da Internet Mais Segura nas Escolas Associadas dos CFAE da Rede Minho de ED